VISITANTES

SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 30 de outubro de 2010

minha n2 de história kelly

Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1. A EDUCAÇÃO DO POVO, SEGUNDO A ESCOLA NOVA, É:


  • o Ensino Médio.
  • o ensino dado no maternal por voluntários.
  • a continuidade do ensino iniciado na escola primária, que passa pelo Ensino Médio e uma educação da elite.
  • o ensino ministrado em nível primário.

2. O IDEAL DE EDUCAÇÃO DESENVOLVIDO NUMA PERSPECTIVA MILITARISTA DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS GUERREIROS,


  • homogêneos à ideologia de uma sociedade fechada e compacta.

    Estamos falando do ideal de educação desenvolvido:

  • em Esparta.
  • pelos deuses gregos.
  • na Grécia do Olimpo.
  • em Atenas.

3. NA GRÉCIA ANTIGA,


  • a intensa vida comunitária nas cidades-estado influiu de maneira decisiva no desenvolvimento do pensamento humano, resultando numa verdadeira revolução:

  • da mentalidade e da política.
  • dos cristãos.
  • dos deuses do Olimpo.
  • da moralidade.

4. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO _______.


  • Ao contrário, fazia com que os crentes procurassem o sinal de sua eleição, impulsionando-os para a responsabilidade e para o trabalho. Segundo ele, deveria ser acentuado o aspecto laico da ______________ de forma a preparar os ____________ para a "república" e para a "sociedade".

    As palavras que preenchem corretamente as lacunas, são:

  • político; economia; trabalhadores;
  • cultural; educação; professores.
  • educacional; educação; cidadãos;
  • educacional; política; professores;

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

história da educação n2

Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1. A EDUCAÇÃO ESPARTANA ESTAVA VOLTADA ESPECIALMENTE PARA:


  • a vida em família.
  • a formação do cidadão.
  • a guerra.
  • manutenção dos valores do Estado-família.

2. NA METADE DO SÉCULO XIX SURGIU UMA INSTITUIÇÃO IMPORTANTE PARA ATENDER AS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS, DENOMINADA:


  • jardim-de-infância.
  • lar de menores.
  • a Santa Casa de Misericórdia.
  • asilo de infância.

3. KARL MARX ESTUDOU A EDUCAÇÃO DO POVO. SUA CONTRIBUIÇÃO FOI:


  • automatizar o homem no ambiente sociocultural.
  • atribuir um papel insignificante do trabalho no âmbito escolar.
  • diferenciar a educação entre as crianças, homens e mulheres.
  • entre outras coisas, pensar a educação inserida dentro de uma situação socioeconômica e de luta de classes.

4. A EDUCAÇÃO DA MULHER ROMANA OBJETIVAVA PREPARÁ-LA PARA:


  • torná-la independente.
  • ser mãe e esposa.
  • o exercício da cidadania.
  • ser guerreira.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO




1 ) Com relação à educação praticada na Idade Média, descreva suas principais características, com relação ao público a que esta educação era destinada, sua forma de trabalho, e se a educação praticada nos dia de hoje ainda guarda características deste período.

2 ) Descreva de forma sucinta as principais caracteristicas presente nos ideais de Educação, nas cidades estado de Esparta e Atenas da Grécia Antiga.

3 ) A partir do texto retirado do livro Hist. da Educ. “ Mantinha-se até a década de 1940-1950 um “ padrão dualista” de ensino de expres
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO *** PROVA N1****
são cunhada por Anísio Teixeira. O que implica em uma educação p/ o povo, iniciando-se nas escolas primárias e continuando nas escassas escolas profissionais de nível médio, e uma educação p/ a elite q. tb. era iniciada no primário e continuava na escola secundária.” Faça uma relação sobre a educ. descrita acima, e a educ. atual no Br., apontando se este “padrão dualista” ainda persiste na nossa educação dando um exemplo concreto.

4 ) Segundo os princípios fundamentais propostos p/ a educ. de “ Gentleman” cavalheiro, proposta por John Locke, descritos no Livro Hist. da Educ., a saber:
a ) mente são em corpo são;
b ) raciocinar com as crianças como meio de ensino;
c ) priorizar a formação prático-moral em relação à intelectual tendo em vista a utilidade das disciplinas a serem ensinadas;
d ) centralidade das experiências - despertar a curiosidade da criança através do jogo e do trabalho. Para promover tais princípios o recptor deveria ter boa educação, seriedade e conhecimento do mundo, dando bom exemplo.
Estabeleça uma relação de cada um destes itens com a educ. pública brasileira praticada atualmente.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
1ª - A partir do estudo realizado pela história da Educação apresente 3 graves problemas que ainda temos que enfrentar nos dias de hoje. e distinção fazendodeste processo uma maneira a construir a sociedade civil. estabeleça uma relação apartir desta citaçao com os dias atuais apontando quais formas de reconhecimento educacional adotamos e damos mais valor atualmente no Brasil.     

02-Pensando na didatica magna de Comenius que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o homem virtuoso. Proponha duas atividades didaticas que voce considera eficaz para formação do homem virtuoso. 

03- Na didatica magna de comenius o autor propõe organizar a escola em quatro principais seqüencias educacionais a saber  A-escolas maternais  B-escola para meninice  C-escola de latin  D-academia para juventude ;apartir desta divisão estabeleça uma relação com os niveis de ensino que existem atualmente no Brasil.   

04- Apartir da didatica magna de comenius que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o Homem virtuoso sem distinção de sexo ou classe social estabeleça uma relação com este ideal, e os principais objetivos da educação publica brasileira atual aponte igualdades e diferenças. 

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
01- Apartir da seguinte citação sobre a educação do seculo 17,contido no seu livro de Historia da educação a saber; ao imitar regras de comportamento Habitos linguagem relações sociais uso do corpo, a burguesia em ascensão ia criando seus rituais de reconhecimento e distinção fazendodeste processo uma maneira a construir a sociedade civil. estabeleça uma relação apartir desta citaçao com os dias atuais apontando quais formas de reconhecimento educacional adotamos e damos mais valor atualmente no Brasil.
02-Pensando na didatica magna de Comenius que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o homem virtuoso. Proponha duas atividades didaticas que voce considera eficaz para formação do homem virtuoso.
03- Na didatica magna de comenius o autor propoe organizar a escola em quatro principais sequencias educacionais a saber A-escolas maternais B-escola para meninice C-escola de latin D-academia para juventude ;apartir desta divisão estabeleça uma relação com os niveis de ensino que existem atualmente no Brasil.
04-Apartir da didatica magna de comenius que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o Homem virtuoso sem distinção de sexo ou classe social estabeleça uma relação com este ideal, e os principais objetivos da educação publica brasileira atual aponte igualdades e diferenças.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Há uns dias atrás surgiu uma dúvida no grupo referente método de ensino dos Jesuítas com os indígenas e o Ratio Studiorum. Eu postei a minha dúvida no link no dia 23/08, só ontem responderam, tudo bem, já fiz minha prova.........rsss e  caiu essa questão na minha prova. Mas repasso para vcs o que responderam:

Pergunta  
Minha dúvida se refere aos métodos de ensino no Brasil utilizado pelos Jesuítas. Na apostila vi que o método foi o de catequizar primeiro depois o ensinar. Mas li também que a partir de 1599, o jesuítas utilizaram o Ratio Studiorum. A minha dúvida é se este método o Ratio Studiorum foi utilizado também com os indigenas ? Lendo a apostila e assistindo a aula continuei com esta dúvida.attRenata Alves
Resposta
 
Caro aluno,O método não foi utilizado com os índios. A explicação do autor é que esse método de instrução foi dispensada aos indígenas, pois o intuito de catequizá-los consistia em inseri-los nos rituais cristãos, iniciando-os no mundo das escrituras, do catecismo, das festas religiosas, dos sacramentos e tudo mais. Adentrar ao mundo do colonizador, tomar suas regras e principalmente sua organização social.Qualquer dúvida estamos a disposição.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
EXERCICIOS AULA 1

1 Quais as definições de História e Educação?

2 Porque os primeiros estudos históricos tratam da pedagogia e não da educação? Quando se deu a mudança?

3 Quais as ciências que conferiram estatuto de ciência à História da Educação no Brasil?

4 No inicio, qual foi a função da disciplina de Historia da Educação no Brasil?

5 Quanto à cultura grega:

6 O que eram os genos?

7 O que eram e para quê serviam os textos homéricos?

8 O que era a pólis?

9 Qual era a importância do logos?

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
HISTORIA DA EDUCAÇÃO

1ª  - A partir do estudo realizado pela história da Educação apresente 3 graves problemas que ainda temos que enfrentar nos dias de hoje.
2ª - No Século 18 ou 19(não me lembro qual dos 2) os paises da europa adotaram um currículo que dava enfase as atividades dos alunos.Apresentava-se do início objetos simples para chegar aos mais complexos, do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstratoEstabeleça relação com o currículo adotado atualmente no Brasil para as séries iniciais com seu ponto de vista através de exemplos.
3ª - A História da educação é marcada pela grande desigualdade socialque sempre existiu no nosso país.Cite dois modelos de instituições sociais vigentes no Brasil do século XX.
4ª - No Século 18  as instituições necessitavam se renovar para atender os novos ideais iluministasem ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânicosubmeter-se ao controle público e articular-se em diversos graus e ordens.Descreva se o ensino atual atende essas demandas.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL              31/07/2010 SÁBADO


1) A historia  da educação infantil no Brasil é marcada pela grande desigualdade social que sempre existiu no nosso país.

Cite dois modelos de instituição educacionais voltada a criança, vigentes no Brasil no século xIx.


2) A partir do estudo realizado no modulo da Historia da Educação, aponte 3 graves problemas que ainda enfrentam com relação  ao ensino publico brasileiro.



3) Com relação a educação proposta para o século xlx,paises da Europa adotavam um currículo que dava ênfase da atividades dos alunos,a saber:

Apresentavam-se de inicio objeto simples para chegar ao mas complexos partia-se do conhecimento para desconhecido,do concreto para o abstrato,do particular para geral.

A partir dessa visão curricular estabeleça com o com o currículo adotado atualmente no Brasil para series iniciais, fundamentando seu ponto de vista através de exemplos:



4) No século xvll as instituição necessitavam  se renovar para atender os novos ideais iluministas em ascensão, dessa forma re-estruturam em seu nível de organização , de forma que o sistema da educação fosse orgânico, submeter-se ao controle publico e articula-se em diversos graus e ordens.

A partir da citação acima descreva se o ensino atual atende essas demandas, explicando-as.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
História da Educação N1

  - A partir do estudo realizado pela história da Educação apresente 3 graves problemas que ainda temos que enfrentar nos dias de hoje.
2ª - No Século 19 os países da Europa adotaram um currículo que dava ênfase as atividades dos alunos. Apresentava-se do início objetos simples para chegar aos mais complexos, do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstrato. Estabeleça relação com o currículo adotado atualmente no Brasil para as séries iniciais com seu ponto de vista através de exemplos.
3ª - A História da educação no Brasil é marcada pela grande desigualdade social que sempre existiu no nosso país. Cite dois modelos de instituições educacionais voltadas a criança, vigentes no Brasil do século XIX.
4ª - No Século 18  as instituições necessitavam se renovar para atender os novos ideais iluministas em ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânico, submeter-se ao controle público e articular-se em diversos graus e ordens. Descreva se o ensino atual atende essas demandas, exemplificando.

Simulado:

1) Na Didática Magna de Comenius, o autor propõe organizar as escolas em 4 principais seqüências educacionais.
a) escolas maternais ; b) escolas para meninice ; c) escolas de latim ; d) academia para a juventude
 A partir desta divisão estabeleça uma relação com os níveis de ensino que existem atualmente no Brasil.


2) Descreva de forma sucinta as principais características presentes nos ideais de Educação, nas cidades-estado de Esparta e Atenas da Grécia antiga.

3) Pensando na Didática Magna de Comenius, que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao constituir o  "homem virtuoso", proponha duas atividades didáticas que você considera eficaz para a formação do "homem virtuoso".


4) Segundo os princípios fundamentais propostos para a educação de " gentleman " , proposta por John Locke, descritos no seu livro de História da Educação, à saber :
a) Mente sã em corpo são ;
b) raciocinar com as crianças como meio de ensino
c) priorizar a formação prático-moral em relação a intelectual tendo em vista a utilidade das disciplinas ensinadas
d) centralizar as experiências, despertar a curiosidade através do jogo e do trabalho
 Estabeleça uma relação de cada um destes itens com a educação pública brasileira atualmente.


5) A partir da citação abaixo , estabeleça uma relação com os dias atuais, apontando quais formas de reconhecimento educacional adotamos e damos maior valor atualmente em nosso país.
 "  Ao imitar regras de comportamento, hábitos, linguagens, relações sociais, usos do corpo, a burguesia em ascensão do século XVII , ia criando seus rituais de reconhecimento e distinção fazendo deste processo uma marca à constituir a sociedade civil. "



6) A partir do texto retirado do livro, faça uma relação sobre a educação descrita abaixo e a educação atual no Brasil, apontando se este padrão ainda existe na nossa educação, dê um exemplo real.
 " Mantinha-se até a década de 1940-1950 um "padrão dualista"  de ensino na expressão de Anísio Teixeira, o que implica em uma educação para o povo iniciando-se nas escolas primárias continuando nas escolas profissionais e uma educação para a elite, que também era iniciada no primário e continuava na escola secundária. "


7) Com relação a educação na idade média, descreva suas principais características, qual o público que esta educação era destinada, sua forma de trabalho, e quais as características da nossa educação atual que ainda guarda deste período.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

OLA, PESSOAL
ESSAS SÃO AS PERGUNTAS DA PROVA:
I EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:
2.NA PERSPECTIVA DOS MEDICOS HIGIENISTAS, A UNICA POSSIBILIDADE DE MUDAR A QUALIDADE DE VIDA DOS BRASILEIROS ERA:
3.NA GRECIA ANTIGA,
A INTENSA VIDA COMUNITARIA NAS CIDADES-ESTADO INFLUIU DE MANEIRA DECISIVA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HUMANO, RESULTANDO NUMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO:
4. O IDEAL DE EDUCAÇÃO DESENVOLVIDO NUMA PERSPECTIVA MILITARISTA DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS GUERREIROS,
. HOMOGENEOS A IDEOLOGIA DE UMA SOCIEDADE FECHADA E COMPACTA.
ESTAMOS FALANDO DO IDEAL DE EDUCAÇÃO DESENVOLVIDO:
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL


1) Ainda em relação ao ensino praticado pelos jesuítas no Brasil Colonial, descreva de que forma era praticado o ensino por esta ordem religiosa, junto aos indígenas, ou seja, quais eram seus métodos de ensino.


2) A partir dos estudos realizados no livro História da Educação, sobre o desenvolvimento da educação brasileira ao longo da história, aponte duas situações educacionais, que você considera terem evoluído até os dias atuais, e uma que você considera não ter ainda evoluído.


3) Descreva de que forma o pensamento do filósofo francês Francis Bacon, criador do método indutivo de investigação (moderno método científico), em contraposição ao método dedutivo de Aristóteles, influenciou os currículos escolares, desde o século XVII até oas dias de hoje.


4) Com relação ao ensino jesuíta no Brasil Colônia, descreva qual era sua principal função junto aos indígenas brasileiros.


5) No seculo xvll as instituinção nescessitavam  a renovar para atender os novos ideais iluministas em ascenção,dessa forma re-estruturam em seu nivel de organização ,de forma q o sistema da educação fosse organico,submeter-se ao controle publico e particula-se em diversos graus e ordens.
A partir da citação acima descreva se o insino atual atende essas demandas, explicando-as.


6) A historia  da educação infantil no brasil é marcada pela desigualdade social q sempre ezistiu no nosso pais.cite dois modelos de intituição educacionais voltada a criança, vigentes no brasil no segulo xlx.


7) Com relação a educação proposta para o seculo xlx,paises da Europa adotavam um curriculo q dava ênfase da atividades dos alunos,a saber:apresentavam-se de inicio objeto simples para chegar ao mas complexos partia-se do conhecimento para desconhecido,do concreto para o abstrato,do particular para geral.

A partir dessa visão curricular uma relação com o currico adotado atualmente no brasil para series iniciais,fundamentando seu ponto de vista atraves de exemplos.


8) A partir do estudo realizado no modolo da historia da educação,aponte 3 gravez problemas q ainda enfrentam com relação  ao insino publico brasileiro.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

As questões era estas:

1ª  - A partir do estudo realizado pela história da Educação apresente 3 graves problemas que ainda temos que enfrentar nos dias de hoje.

2ª - No Século 18 ou 19(não me lembro qual dos 2) os paises da europa adotaram um currículo que dava enfase as atividades dos alunos.Apresentava-se do início objetos simples para chegar aos mais complexos, do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstratoEstabeleça relação com o currículo adotadoatualmente no Brasil para as séries iniciais com seu ponto de vista através de exemplos.

3ª - A História da educação é marcada pela grande desigualdade socialque sempre existiu no nosso país.Cite dois modelos de instituições sociais vigentes no Brasil do século XX.

4ª - No Século 18  as instituições necessitavam se renovar para atender os novos ideais iluministasem ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânicosubmeter-se ao controle público e articular-se em diversos graus e ordens.Descreva se o ensino atual atende essas demandas.
N1 historia da educação aplicada dia 28/07/2010
Postado em: 28/07/2010 Às 22:41:35
  • 01- Apartir da seguinte citação sobre a educação do seculo 17,contido no seu livro de Historia da educação a saber; ao imitar regras de comportamento Habitos linguagem relações sociais uso do corpo, a burguesia em ascensão ia criando seus rituais de reconhecimento e distinção fazendodeste processo uma maneira a construir a sociedade civil. estabeleça uma relação apartir desta citaçao com os dias atuais apontando quais formas de reconhecimento educacional adotamos e damos mais valor atualmente no Brasil.
  •  
  •  02- Pensando na didatica magna de Comenius que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o homem virtuoso. Proponha duas atividades didaticas que voce considera eficaz para formação do homem virtuoso.     
  •  
  • 03- Na didatica magna de comenius o autor propoe organizar a escola em quatro principais sequencias educacionais a saber  A-escolas maternais  B-escola para meninice  C-escola de latin  D-academia para juventude ;apartir desta divisão estabeleça uma relação com os niveis de ensino que existem atualmente no Brasil.    
  •  
  •  04-Apartir da didatica magna de comenius que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o Homem virtuoso sem distinção de sexo ou classe social estabeleça uma relação com este ideal, e os principais objetivos da educação publica brasileira atual aponte igualdades e diferenças.      
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Simulado:

1) Na Didática Magna de Comenius, o autor propõe organizar as escolas em 4 principais seqüências educacionais.
a) escolas maternais ; b) escolas para meninice ; c) escolas de latim ; d) academia para a juventude
 A partir desta divisão estabeleça uma relação com os níveis de ensino que existem atualmente no Brasil.


2) Descreva de forma sucinta as principais características presentes nos ideais de Educação, nas cidades-estado de Esparta e Atenas da Grécia antiga.

3) Pensando na Didática Magna de Comenius, que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao constituir o  "homem virtuoso", proponha duas atividades didáticas que você considera eficaz para a formação do "homem virtuoso".


4) Segundo os princípios fundamentais propostos para a educação de " gentleman " , proposta por John Locke, descritos no seu livro de História da Educação, à saber :
a) Mente sã em corpo são ;
b) raciocinar com as crianças como meio de ensino
c) priorizar a formação prático-moral em relação a intelectual tendo em vista a utilidade das disciplinas ensinadas
d) centralizar as experiências, despertar a curiosidade através do jogo e do trabalho
 Estabeleça uma relação de cada um destes itens com a educação pública brasileira atualmente.


5) A partir da citação abaixo , estabeleça uma relação com os dias atuais, apontando quais formas de reconhecimento educacional adotamos e damos maior valor atualmente em nosso país.
 "  Ao imitar regras de comportamento, hábitos, linguagens, relações sociais, usos do corpo, a burguesia em ascensão do século XVII , ia criando seus rituais de reconhecimento e distinção fazendo deste processo uma marca à constituir a sociedade civil. "



6) A partir do texto retirado do livro, faça uma relação sobre a educação descrita abaixo e a educação atual no Brasil, apontando se este padrão ainda existe na nossa educação, dê um exemplo real.
 " Mantinha-se até a década de 1940-1950 um "padrão dualista"  de ensino na expressão de Anísio Teixeira, o que implica em uma educação para o povo iniciando-se nas escolas primárias continuando nas escolas profissionais e uma educação para a elite, que também era iniciada no primário e continuava na escola secundária. "


7) Com relação a educação na idade média, descreva suas principais características, qual o público que esta educação era destinada, sua forma de trabalho, e quais as características da nossa educação atual que ainda guarda deste período.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Capítulo 1 :

1)  Relate como ocorreu a substituição da história da pedagogia pela história da educação.


Capítulo 2 :

1) Segundo o historiador francês Jean-Pierre Vernant nos séculos VIII a XI  a.C., houve uma revolução na mentalidade e na política. Cite quais foram os fatores que influenciaram essa revolução e justifique.

2) Faça uma análise entre a sociedade na antiguidade clássica e da sociedade no século XVIII ,  e suas influências na educação.


Capítulo 3 : 

1) Explique como era praticada a educação romana.

2) Como a educação romana está presente na educação de hoje ?


Capítulo 4 :

1) Em que contexto ocorreu a formação e o desenvolvimento das universidades ? Qual era seu público alvo e quais eram os interesses desses alunos ?


Capítulo 5 :

1) Como era a educação na concepção humanista ?

2) Quais os principais fatores que contribuíram para o fim do feudalismo ?

3) Cite e comente pelo menos 02 autores que contribuíram com a formação do homem renascentista.


Capítulo 6 :

1) Comente o movimento da reforma e da Contra-reforma segundo Cambi .


Capítulo 7 :

1) Em que contexto ocorreu a educação no período da Contra-reforma no Brasil ?


Capítulo 8 :

1) Explique o pensamento de :
- Hermann Francke
- Jean Battiste de La Salle
- François S. de la Mothe-Fénelon


Capítulo 9 :

1)  Explique as diferenças entre a educação com base nos modelos europeus e modelos brasileiros.


Capítulo 10 :

1)      Comente o pensamento de Jean Jacques Rousseau

Segundo Rousseau a educação não devia ter como objetivo a preparação da criança com vistas ao futuro nem a modelação dela para determinados fins,  devia ser a própria vida da criança.  Mostrava-se contrário a educação precoce e  pensava a criança como criança, não como um adulto em miniatura, assim Rousseau acabou por descobrir a criança e tornou-a sujeito, com história e identidade.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

1ª  - A partir do estudo realizado pela história da Educação apresente três graves problemas que ainda temos que enfrentar nos dias de hoje.
2ª - No Século 19 os países da Europa adotaram um currículo que dava ênfase as atividades dos alunos. Apresentava-se do início objetos simples para chegar aos mais complexos, do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstrato. Estabeleça relação com o currículo adotado atualmente no Brasil para as séries iniciais em seu ponto de vista, exemplificando.
3ª - A História da educação no Brasil é marcada pela grande desigualdade social que sempre existiu no nosso país. Cite dois modelos de instituições educacionais voltadas à criança, vigentes no Brasil do século XIX.
4ª - No Século 18  as instituições necessitavam se renovar para atender os novos ideais iluministas em ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânico, submeter-se ao controle público e articular-se em diversos graus e ordens. Descreva se o ensino atual atende essas demandas, exemplificando.
5ª - Ainda em relação ao ensino praticado pelos jesuítas no Brasil Colonial, descreva de que forma era praticado o ensino por esta ordem religiosa, junto aos indígenas, ou seja, quais eram seus métodos de ensino.
6ª - A partir dos estudos realizados no livro História da Educação, sobre o desenvolvimento da educação brasileira ao longo da história, aponte duas situações educacionais que você considera terem evoluído até os dias atuais e uma que você considera não ter ainda evoluído.

7ª - Descreva de que forma o pensamento do filósofo francês Francis Bacon, criador do método indutivo de investigação (moderno método científico), em contraposição ao método dedutivo de Aristóteles, influenciou os currículos escolares desde o século XVII até os dias de hoje.
8ª - Com relação ao ensino jesuíta no Brasil Colônia, descreva qual era sua principal função junto aos indígenas brasileiros.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Prova N1 - Hist.da Educação
Olá Karla, eu ainda não fiz a N1 , mas tenho algumas perguntas. Abraços

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL
1) Ainda em relação ao ensino praticado pelos jesuítas no Brasil Colonial, descreva de que forma era praticado o ensino por esta ordem religiosa, junto aos indígenas, ou seja, quais eram seus métodos de ensino.

2) A partir dos estudos realizados no livro História da Educação, sobre o desenvolvimento da educação brasileira ao longo da história, aponte duas situações educacionais, que você considera terem evoluído até os dias atuais, e uma que você considera não ter ainda evoluído.

3) Descreva de que forma o pensamento do filósofo francês Francis Bacon, criador do método indutivo de investigação (moderno método científico), em contraposição ao método dedutivo de Aristóteles, influenciou os currículos escolares, desde o século XVII até oas dias de hoje.

4) Com relação ao ensino jesuíta no Brasil Colônia, descreva qual era sua principal função junto aos indígenas brasileiros.

5) No seculo xvll as instituinção nescessitavam a renovar para atender os novos ideais iluministas em ascenção,dessa forma re-estruturam em seu nivel de organização ,de forma q o sistema da educação fosse organico,submeter-se ao controle publico e particula-se em diversos graus e ordens.
A partir da citação acima descreva se o insino atual atende essas demandas, explicando-as.

6) A historia da educação infantil no brasil é marcada pela desigualdade social q sempre ezistiu no nosso pais.cite dois modelos de intituição educacionais voltada a criança, vigentes no brasil no segulo xlx.

7) Com relação a educação proposta para o seculo xlx,paises da Europa adotavam um curriculo q dava ênfase da atividades dos alunos,a saber:apresentavam-se de inicio objeto simples para chegar ao mas complexos partia-se do conhecimento para desconhecido,do concreto para o abstrato,do particular para geral.
A partir dessa visão curricular uma relação com o currico adotado atualmente no brasil para series iniciais,fundamentando seu ponto de v
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Prova Presencial De História da Educação
        01- Apartir da seguinte citação sobre a educação do seculo 17,contido
no seu livro de Historia da educação a saber; ao imitar regras de
comportamento Habitos linguagem relações sociais uso do corpo, a
burguesia em ascensão ia criando seus rituais de reconhecimento e
distinção fazendodeste processo uma maneira a construir a sociedade
civil. estabeleça uma relação apartir desta citaçao com os dias atuais
apontando quais formas de reconhecimento educacional adotamos e damos
mais valor atualmente no Brasil.
              02-Pensando na didatica magna de Comenius que pretendia uma
educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade
ao construir o homem virtuoso. Proponha duas atividades didaticas que
voce considera eficaz para formação do homem virtuoso.
              03- Na didatica magna de comenius o autor propoe organizar a
escola em quatro principais sequencias educacionais a saber  A-escolas
maternais  B-escola para meninice  C-escola de latin  D-academia para
juventude ;apartir desta divisão estabeleça uma relação com os niveis
de ensino que existem atualmente no Brasil.
             04-Apartir da didatica magna de comenius que pretendia uma
educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade
ao construir o Homem virtuoso sem distinção de sexo ou classe social
estabeleça uma relação com este ideal, e os principais objetivos da
educação publica brasileira atual aponte igualdades e diferenças.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
1-Quais elementos fundamentais devem compor um projeto segundo Severino
2000?
 2-O que é Nova Escola?
 3-Aponte as condições de possibilidade p/o surgimento das pesquisas
 político-demográficas sobre a infância.
 4-No texto,são apontados dois diferentes tipos de análise a partir dos
quais
 se podem realizar pesquisas na área educacional: as análises internas e
 externas.Caracterize cada uma delas.
 Prova de História da Educação
 1-Na didatica magna de comenius o autor propoe organizar a escola em
quatro
 principais sequencias educacionais a saber A-escolas maternais B-escola
para
 meninice C-escola de latin D-academia para juventude ;apartir desta
divisão
 estabeleça uma relação com os niveis de ensino que existem atualmente no
 Brasil.
 2-Apartir da didatica magna de comenius que pretendia uma educação baseada
 na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o Homem
 virtuoso sem distinção de sexo ou classe social estabeleça uma relação com
 este ideal, e os principais objetivos da educação publica brasileira atual
 aponte igualdades e diferenças.
 3-Pensando na didatica magna de Comenius que pretendia uma educação
baseada
 na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o homem
 virtuoso. Proponha duas atividades didaticas que voce considera eficaz
para
 formação do homem virtuoso.
 4-A partir da citação abaixo , estabeleça uma relação com os dias atuais,
 apontando quais formas de reconhecimento educacional adotamos e damos
maior
 valor atualmente em nosso país."Ao imitar regras de comportamento,
hábitos,
 linguagens, relações sociais, usos do corpo, a burguesia em ascensão do
 século XVII , ia criando seus rituais de reconhecimento e distinção
fazendo
 deste processo uma marca à constituir a sociedade civil. "
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

QUAIS AS DEFINIÇOES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO? (MINHA RESPOSTA FOI ASSIM, ME CORRIJA SE ESTIVER ERRADA POR FAVOR...)

RESP. SUA DEFINIÇÃO É A DINÂMICA QUE A COMPOE, NO MOVIMENTO SOCIAL E TODOS OS SEUS ELEMENTOS ( CULTURA SOCIAL, ECONOMICA, ECOLOGICA) , ENFIM TUDO OQUE ACONTECE EM SUA VOLTA  EM SUAS MUDANÇAS

Oi Fabinia, tenho uma resposta assim:
Resp.---> Conjunto de práticas sociais e os saberes que leva em conta todos os fatores e aspectos de um momento ou de um evento histórico à sua volta. Incorporada como matéria formadora de natureza disciplinar, mais no intuito de despertar valores humanos à prática educacional.
Não sei se está certa....só uma sugestão.... bjs
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1) Ainda em relação ao ensino praticado pelos jesuítas no Brasil Colonial, descreva de que forma era praticado o ensino por esta ordem religiosa, junto aos indígenas, ou seja, quais eram seus métodos de ensino.

2) A partir dos estudos realizados no livro História da Educação, sobre o desenvolvimento da educação brasileira ao longo da história, aponte duas situações educacionais, que você considera terem evoluído até os dias atuais, e uma que você considera não ter ainda evoluído.

3) Descreva de que forma o pensamento do filósofo francês Francis Bacon, criador do método indutivo de investigação (moderno método científico), em contraposição ao método dedutivo de Aristóteles, influenciou os currículos escolares, desde o século XVII até oas dias de hoje.

4) Com relação ao ensino jesuíta no Brasil Colônia, descreva qual era sua principal função junto aos indígenas brasileiros.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


2ª - No Século 18 ou 19 (não me lembro qual dos 2) os paises da europa adotaram um currículo que dava enfase as atividades dos alunos.Apresentava-se do início objetos simples para chegar aos mais complexos, do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstrato.Estabeleça relação com o currículo adotado atualmente no Brasil para as séries iniciais com seu ponto de vista através de exemplos.

3ª - A História da educação é marcada pela grande desigualdade socialque sempre existiu no nosso país.Cite dois modelos de instituições sociais vigentes no Brasil do século XX.

4ª - No Século 18 as instituições necessitavam se renovar para atender os novos ideais iluministasem ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânicosubmeter-se ao controle público e articular-se em diversos graus e ordens.Descreva se o ensino atual atende essas demandas.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

MINHA N2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Parte superior do formulário
1. QUANTO À FICHA DE AVALIAÇÃO, UTILIZADA PARA A AVALIAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, QUAL DAS ALTERNATIVAS ESTÁ INCORRETA?

  • Permite uma visão detalhada do progresso de cada aluno e, ao mesmo tempo, da classe inteira.
  • Os conteúdos relacionados na ficha não devem ser trabalhados e avaliados de forma sequencial.
  • É necessário fazer anotações diárias sobre cada aluno, além de sempre observar o progresso realizado por ele.
  • Privilegia o aprendizado em lugar de ressaltar o erro.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO,


  • prática específica da alfabetização, tem sido, com certa frequência, ignorada no processo pedagógico do ensino da leitura e escrita que se desenvolve hoje nas escolas. Com relação à sistematização para o domínio do código, pode-se afirmar que:

  • mesmo com as críticas aos métodos de uso da cartilha, jamais se ignorou o trabalho com letras, sílabas e famílias silábicas.
  • é necessário o desenvolvimento de atividades específicas que auxiliem as crianças a compreenderem as relações entre letra e fonema, percebendo a existência de relações permanentes.
  • a alfabetização deve ser assentada na repetição mecânica das famílias silábicas.
  • é possível realizar a alfabetização sem a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. É FUNDAMENTAL, NA ALFABETIZAÇÃO,


  • desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:

  • folhetos informativos sobre saúde, meio ambiente e outros assuntos de interesse, verbetes de dicionário e de enciclopédia.
  • rótulos, avisos, listas, cartazes publicitários, receitas, manuais e bilhetes informais.
  • cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
  • cartas, correspondência comercial e notícias de imprensa.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. EM QUAIS DAS ALTERNATIVAS ABAIXO ENCONTRAMOS CARACTERÍSTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO TRADICIONAL?

  • Configura-se pelo uso da cartilha como sistematizadora dos procedimentos selecionados, com métodos orientados, basicamente, pelo princípio da síntese ou da análise para chegar à codificação/decodificação dos elementos da escrita.
  • Tem-se a concepção de que a criança está alfabetizada quando conhece conjuntos de famílias silábicas.
  • O texto é utilizado como um mero pretexto para a apresentação da palavra-chave, na tentativa de motivar a criança ao estudo.
  • O elemento norteador dos procedimentos alfabetizadores é o próprio texto oral e escrito. Enquanto unidade de sentido da língua, no interior do qual a palavra, a sílaba e a letra ganham seu contexto.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
5. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,

  • propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
  • valoriza o ensino da gramática e dos modelos pré-estabelecidos de redação.
  • incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
  • considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
6. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM FORMAL.

  • Emprega-se com pessoas com quem temos certa familiaridade e intimidade.
  • Modalidade empregada na oralidade.
  • É aceita como legítima pela sociedade, está presente nos livros e permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
  • Utiliza-se diariamente em situações de pouca formalidade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
7. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE EXPRESSA A CONCEPÇÃO DE TEXTO COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

  • O texto é pretexto para apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
  • O objeto de conhecimento do processo de alfabetização é a própria língua coloquial, que se apresenta como texto oral.
  • O elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.
  • O texto deve ter significado lúdico para a criança, mesmo que não configure o uso real da linguagem.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
8. UM DOS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS ABAIXO NÃO DEVE SER UTILIZADO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE DOMÍNIO DO CÓDIGO.


  • Assinale a alternativa que apresenta esse procedimento.

  • Escolher palavras no texto com bom teor referencial: a mais repetida, a que chamou a atenção dos alunos, a que faz parte do título do texto.
  • Decompor as palavras em sílabas e fazer a relação oralidade/escrita, escrita/oralidade com cada sílaba.
  • Apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.
  • Insistir na apresentação até perceber que os alunos já fazem uma leitura globalizada das palavras, fazendo a correspondência entre aquele grafismo e a expressão oral.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
9. SEGUNDO SOARES,


  • o letramento consiste não apenas em saber ler e escrever, mas também no cultivo das atividades de leitura e escrita que respondem às demandas sociais de exercício destas práticas. É correto afirmar que o letramento é:

  • dedicado em ensinar/aprender a ler e a escrever.
  • a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante um longo período chamado de Ensino Fundamental.
  • o resultado da ação de ensinar/aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
  • o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas próprias do aprendizado da leitura e da escrita estiveram vigentes.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
10. COM RELAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO, PODE-SE AFIRMAR QUE:


  • I. é o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas, próprias do aprendizado da leitura e da escrita, estiveram em vigência.
    II. é a condição de cidadania, uma vez que a escrita, na nossa sociedade, assume a relevante função de registrar e disponibilizar as informações necessárias ao esclarecimento e exercício de direitos sociais.
    III. é a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante o longo período chamado ensino tradicional.

    São corretas as afirmativas:

  • I e III.
  • I, II e III.
  • I e II.
  • II e III.