VISITANTES

SEJAM BEM VINDOS!!!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

pesquisa da educação

Resultado final : 1.5

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

1. O CONCEITO DE INFÂNCIA FOI UMA INVENÇÃO DA MODERNIDADE. ANTES DISSO, AS CRIANÇAS ERAM REPRESENTADAS TRATADAS DA SEGUINTE MANEIRA:


  • as crianças eram entendidas como inocentes, ingênuas e necessitadas de proteção por parte dos adultos.
  • havia espaços específicos para as crianças, fazendo-se respeitar sua individualidade.
  • as crianças apareciam como adultos em miniatura, sem distinção de vestuário e práticas sociais.
  • as crianças estavam separadas do imaginário adulto e a escola tinha papel preponderante na sua educação.

2. A ÁREA DE ESTUDOS E PESQUISAS CONHECIDA COMO SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA FOI CONSOLIDADA A PARTIR DE ALGUMAS PREOCUPAÇÕES, DENTRE AS QUAIS SE DESTACA:


  • o estudo da infância não deve ser comparado ao estudo de outras minorias, como no caso das relações de gênero, etnia e classe.
  • é indispensável, nos dias de hoje, que as crianças sejam entendidas e tratadas como atores e participantes ativos da sociedade.
  • as crianças nunca foram ignoradas, pois desde a Idade Média recebem a atenção dos seus pais e professores.
  • já está na hora de os adultos começarem a proteger as crianças, sendo os seus porta-vozes e falando por elas de suas necessidades, suas carências e seus desejos.

3. É RECOMENDÁVEL QUE A REDAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA:


  • apresente hipóteses iniciais que poderão ou não ser confirmadas no desenvolvimento da pesquisa.
  • sugira brevemente três ou quatro focos de problematização, já que isso será definido apenas posteriormente.
  • siga as normas técnicas de trabalhos científicos, mas sem situar o domínio teórico-conceitual em que se inscreve.
  • expresse consistência na argumentação, apresentando os resultados definitivos da pesquisa.

4. NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE CARACTERIZADA COMO DIGITAL, O PAPEL DA PROFESSORA E DO PROFESSOR SE AMPLIA. ISSO OCORRE PORQUE:


  • os episódios tecnológicos recentes exigem que a professora e o professor sejam detentores do conhecimento a ser ensinado aos alunos de forma genérica.
  • as informações que os alunos adquirem fora da escola são confusas e algumas vezes equivocadas, fazendo com que a escola fortaleça sua função de transmissora legítima do saber.
  • é necessário que a escola apresente uma única visão da realidade, considerando que a internet possui um conteúdo desorganizado e contraditório.
  • os modos de vida contemporâneos demandam que o professor assuma uma postura de pesquisador, em vez de simplesmente transmitir o conteúdo.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário