VISITANTES

SEJAM BEM VINDOS!!!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO N2


1. É FUNDAMENTAL, NA ALFABETIZAÇÃO,
  • desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:
  • rótulos, avisos, listas, cartazes publicitários, receitas, manuais e bilhetes informais.
  • folhetos informativos sobre saúde, meio ambiente e outros assuntos de interesse, verbetes de dicionário e de enciclopédia.
  • cartas, correspondência comercial e notícias de imprensa.
  • cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
  •  
2. A ANÁLISE LINGUÍSTICA É UMA DAS QUATRO PRÁTICAS QUE NORTEIAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SOBRE ELA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
  • é uma atividade paralela às atividades de leitura e produção textual que objetiva assimilar os mecanismos de constituição de sentido do texto.
  • o trabalho de análise linguística consiste na memorização mecânica de regras gramaticais por meio dos textos.
  • a reescrita de texto não é uma atividade recomendada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende os mecanismos próprios da análise.
  • na análise linguística, o texto é apenas um pretexto para identificar as classes de palavras. Por meio da análise, não é abordada a constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência e clareza.
  •  
3. PARA QUE OS ALUNOS ADQUIRAM COMPETÊNCIA COMO ESCRITORES,
  • isto é, sejam capazes de escrever com qualidade verbal e correção linguística, o ensino da língua escrita tem como eixo central as atividades com o texto. Com relação à produção de texto escrito, é correto afirmar que:
    I. os alunos só devem escrever textos quando forem capazes de não cometerem mais erros.
    II. é importante que o professor organize discussões sobre o tema que será trabalhado na produção textual.
    III. para se produzir bons escritores na escola é cabível permitir que as crianças realizem tentativas de escrita que, inicialmente, apresentam muitos erros.

    São corretas as afirmativas:
  • I, II e III.
  • II e III.
  • I e III.
  • I e II.

4. ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AO PONTO DE VISTA DA CONCEPÇÃO DA PRODUÇÃO SOCIAL DA LINGUAGEM.
  • O esforço de emancipar a linguagem da situação concreta imediata, ampliando seu grau de abstração, tem, na linguagem oral, seu produto mais desenvolvido.
  • A linguagem, inicialmente presa à situação prática e ao gesto, avançou para a construção de um sistema de códigos capaz de transmitir as mais abstratas informações.
  • O texto escrito conta com elementos extraverbais, de forma que a informação se apoia unicamente nos elementos próprios do seu sistema.
  • O domínio dos sistemas de códigos orais e escritos determina o desenvolvimento correspondente das funções mentais superiores, mais elaboradas.
  •  
5. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE REFERE À SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO.
  • Contempla uma tipologia variada de textos, buscando promover o conhecimento da função social e dos mecanismos constitutivos de cada tipo.
  • Envolve, desde a simples denominação de elementos de desenho do próprio aluno até relatos que supõem textos narrativos, narrativos-descritivos, informativos, dissertativos e de correspondência.
  • Compreende as relações entre fonemas e letras, percebendo a existência de relações permanentes, cruzadas e arbitrárias, identificando as letras e seus diferentes valores fonéticos, e reconhecendo a exigência de uma única forma de grafia para uma dada palavra.
  • Objetiva apreender os mecanismos de constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência, organização e ambiguidade.
  •  
6. A SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO,
  • prática específica da alfabetização, tem sido, com certa frequência, ignorada no processo pedagógico do ensino da leitura e escrita que se desenvolve hoje nas escolas. Com relação à sistematização para o domínio do código, pode-se afirmar que:
  • a alfabetização deve ser assentada na repetição mecânica das famílias silábicas.
  • mesmo com as críticas aos métodos de uso da cartilha, jamais se ignorou o trabalho com letras, sílabas e famílias silábicas.
  • é possível realizar a alfabetização sem a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
  • é necessário o desenvolvimento de atividades específicas que auxiliem as crianças a compreenderem as relações entre letra e fonema, percebendo a existência de relações permanentes.


7. A PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PRESSUPÕE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE LEITURA COMO FORMA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO, por meio da interação do leitor ativo com o texto. Sobre leitura e interação, é correto afirmar que:
  • na escola, as crianças não devem ser incentivadas a assumirem uma postura crítica na leitura quanto à interpretação.
  • as crianças não estabelecem relação com elementos do texto escrito antes de captarem a língua escrita.
  • a sistematização da leitura tem o objetivo de possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas.
  • a leitura de um texto é mera decodificação de sinais gráficos e de palavras que o compõem.
  •  
8. AS CRIANÇAS, MESMO AS MENORES, quando chegam à escola, já apresentam suficiente domínio da linguagem oral para produzirem textos, se comunicarem e interagirem verbalmente com os outros. Sobre isso, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  • Todas as crianças, quando ingressam na escola, possuem o mesmo domínio da capacidade de uso da linguagem oral.
  • O domínio da capacidade de uso da linguagem oral não varia de criança para criança quando ingressam na escola.
  • O principal objetivo do ensino escolar, com relação à aquisição da linguagem padrão, está centrado apenas na escrita, deixando a oralidade de lado.
  • A escola deve levar em consideração as diferentes formas de expressão da linguagem oral que as crianças trazem de sua comunidade.


9. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE À CONCEPÇÃO DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO.
  • A compreensão gradativa dos fundamentos da língua não permite uma avaliação processual.
  • No processo de alfabetização, o trabalho com o texto antecede ao estudo do código. Isso implica a compreensão de alguns princípios que norteiam as quatro práticas pedagógicas da alfabetização.
  • O trabalho com as quatro práticas de alfabetização possibilita ao aluno oportunidades de repetir o mesmo conteúdo várias vezes, num processo gradativo e fragmentado.
  • O trabalho permanente com textos, baseado nas quatro práticas articuladas, permite que, em cada nova situação discursiva, repitam-se os fundamentos da língua escrita, explicitando o sentido de seus recursos.
  •  
10. QUANTO À CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DA PRÁTICA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
  • Emergirão das produções de texto dos alunos tentativas de atividades de sistematização das letras e sílabas a serem trabalhadas com eles.
  • O professor permanece silencioso durante a escrita das palavras desconhecidas, lendo-as em outro momento.
  • Fazer previamente uma listagem de palavras com o objetivo de realizar exercícios de domínio da codificação/decodificação.
  • Partir de uma ou mais palavras identificadas nos textos trabalhados e insistir em exercícios repetitivos com o objetivo de fixar sua grafia.

Um comentário: