1. É FUNDAMENTAL, NA ALFABETIZAÇÃO,
- desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:
- rótulos, avisos, listas, cartazes publicitários, receitas, manuais e bilhetes informais.
- folhetos informativos sobre saúde, meio ambiente e outros assuntos de interesse, verbetes de dicionário e de enciclopédia.
- cartas, correspondência comercial e notícias de imprensa.
- cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
2. A ANÁLISE LINGUÍSTICA É UMA DAS QUATRO PRÁTICAS QUE NORTEIAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SOBRE ELA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- é uma atividade paralela às atividades de leitura e produção textual que objetiva assimilar os mecanismos de constituição de sentido do texto.
- o trabalho de análise linguística consiste na memorização mecânica de regras gramaticais por meio dos textos.
- a reescrita de texto não é uma atividade recomendada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende os mecanismos próprios da análise.
- na análise linguística, o texto é apenas um pretexto para identificar as classes de palavras. Por meio da análise, não é abordada a constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência e clareza.
3. PARA QUE OS ALUNOS ADQUIRAM COMPETÊNCIA COMO ESCRITORES,
- isto é, sejam capazes de escrever com qualidade verbal e correção linguística, o ensino da língua escrita tem como eixo central as atividades com o texto. Com relação à produção de texto escrito, é correto afirmar que:
I. os alunos só devem escrever textos quando forem capazes de não cometerem mais erros.
II. é importante que o professor organize discussões sobre o tema que será trabalhado na produção textual.
III. para se produzir bons escritores na escola é cabível permitir que as crianças realizem tentativas de escrita que, inicialmente, apresentam muitos erros.
São corretas as afirmativas:
- I, II e III.
- II e III.
- I e III.
- I e II.
4. ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AO PONTO DE VISTA DA CONCEPÇÃO DA PRODUÇÃO SOCIAL DA LINGUAGEM.
- O esforço de emancipar a linguagem da situação concreta imediata, ampliando seu grau de abstração, tem, na linguagem oral, seu produto mais desenvolvido.
- A linguagem, inicialmente presa à situação prática e ao gesto, avançou para a construção de um sistema de códigos capaz de transmitir as mais abstratas informações.
- O texto escrito conta com elementos extraverbais, de forma que a informação se apoia unicamente nos elementos próprios do seu sistema.
- O domínio dos sistemas de códigos orais e escritos determina o desenvolvimento correspondente das funções mentais superiores, mais elaboradas.
5. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE REFERE À SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO.
- Contempla uma tipologia variada de textos, buscando promover o conhecimento da função social e dos mecanismos constitutivos de cada tipo.
- Envolve, desde a simples denominação de elementos de desenho do próprio aluno até relatos que supõem textos narrativos, narrativos-descritivos, informativos, dissertativos e de correspondência.
- Compreende as relações entre fonemas e letras, percebendo a existência de relações permanentes, cruzadas e arbitrárias, identificando as letras e seus diferentes valores fonéticos, e reconhecendo a exigência de uma única forma de grafia para uma dada palavra.
- Objetiva apreender os mecanismos de constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência, organização e ambiguidade.
6. A SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO,
- prática específica da alfabetização, tem sido, com certa frequência, ignorada no processo pedagógico do ensino da leitura e escrita que se desenvolve hoje nas escolas. Com relação à sistematização para o domínio do código, pode-se afirmar que:
- a alfabetização deve ser assentada na repetição mecânica das famílias silábicas.
- mesmo com as críticas aos métodos de uso da cartilha, jamais se ignorou o trabalho com letras, sílabas e famílias silábicas.
- é possível realizar a alfabetização sem a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
- é necessário o desenvolvimento de atividades específicas que auxiliem as crianças a compreenderem as relações entre letra e fonema, percebendo a existência de relações permanentes.
7. A PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PRESSUPÕE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE LEITURA COMO FORMA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO, por meio da interação do leitor ativo com o texto. Sobre leitura e interação, é correto afirmar que:
- na escola, as crianças não devem ser incentivadas a assumirem uma postura crítica na leitura quanto à interpretação.
- as crianças não estabelecem relação com elementos do texto escrito antes de captarem a língua escrita.
- a sistematização da leitura tem o objetivo de possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas.
- a leitura de um texto é mera decodificação de sinais gráficos e de palavras que o compõem.
8. AS CRIANÇAS, MESMO AS MENORES, quando chegam à escola, já apresentam suficiente domínio da linguagem oral para produzirem textos, se comunicarem e interagirem verbalmente com os outros. Sobre isso, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
- Todas as crianças, quando ingressam na escola, possuem o mesmo domínio da capacidade de uso da linguagem oral.
- O domínio da capacidade de uso da linguagem oral não varia de criança para criança quando ingressam na escola.
- O principal objetivo do ensino escolar, com relação à aquisição da linguagem padrão, está centrado apenas na escrita, deixando a oralidade de lado.
- A escola deve levar em consideração as diferentes formas de expressão da linguagem oral que as crianças trazem de sua comunidade.
9. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE À CONCEPÇÃO DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO.
- A compreensão gradativa dos fundamentos da língua não permite uma avaliação processual.
- No processo de alfabetização, o trabalho com o texto antecede ao estudo do código. Isso implica a compreensão de alguns princípios que norteiam as quatro práticas pedagógicas da alfabetização.
- O trabalho com as quatro práticas de alfabetização possibilita ao aluno oportunidades de repetir o mesmo conteúdo várias vezes, num processo gradativo e fragmentado.
- O trabalho permanente com textos, baseado nas quatro práticas articuladas, permite que, em cada nova situação discursiva, repitam-se os fundamentos da língua escrita, explicitando o sentido de seus recursos.
10. QUANTO À CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DA PRÁTICA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
- Emergirão das produções de texto dos alunos tentativas de atividades de sistematização das letras e sílabas a serem trabalhadas com eles.
- O professor permanece silencioso durante a escrita das palavras desconhecidas, lendo-as em outro momento.
- Fazer previamente uma listagem de palavras com o objetivo de realizar exercícios de domínio da codificação/decodificação.
- Partir de uma ou mais palavras identificadas nos textos trabalhados e insistir em exercícios repetitivos com o objetivo de fixar sua grafia.
tudo muito bom e correto
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