1. KARL MARX ESTUDOU A EDUCAÇÃO DO POVO. SUA CONTRIBUIÇÃO FOI:
· diferenciar a educação entre as crianças, homens e mulheres.
· automatizar o homem no ambiente sociocultural.
· entre outras coisas, pensar a educação inserida dentro de uma situação socioeconômica e de luta de classes.
· atribuir um papel insignificante do trabalho no âmbito escolar.
2. PARA OS ILUMINISTAS, A EDUCAÇÃO:
· era inata, natural do ser humano.
· era fundamentada pela razão, pois somente ela é capaz de construir o homem.
· deveria ser oferecida pela religião, que educa o homem para a vida e para Deus.
· não tem ligação direta com a cultura nem com a sociedade.
3. OS COLÉGIOS BRASILEIROS DE 1549 A 1599 TINHAM COMO OBJETIVOS:
· a formação de padres que formariam o grupo chamado templários.
· o ensino de teologia, teatro e Língua Grega.
· ensinar apenas o dogma da Igreja.
· a catequização, ensinar a ler, a escrever, e a gramática.
4. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO _______.
· Ao contrário, fazia com que os crentes procurassem o sinal de sua eleição, impulsionando-os para a responsabilidade e para o trabalho. Segundo ele, deveria ser acentuado o aspecto laico da ______________ de forma a preparar os ____________ para a "república" e para a "sociedade".
As palavras que preenchem corretamente as lacunas, são:
As palavras que preenchem corretamente as lacunas, são:
· educacional; educação; cidadãos;
· cultural; educação; professores.
· educacional; política; professores;
· político; economia; trabalhadores;
Nenhum comentário:
Postar um comentário