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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MINHA N2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
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1. QUANTO À FICHA DE AVALIAÇÃO, UTILIZADA PARA A AVALIAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, QUAL DAS ALTERNATIVAS ESTÁ INCORRETA?

  • Permite uma visão detalhada do progresso de cada aluno e, ao mesmo tempo, da classe inteira.
  • Os conteúdos relacionados na ficha não devem ser trabalhados e avaliados de forma sequencial.
  • É necessário fazer anotações diárias sobre cada aluno, além de sempre observar o progresso realizado por ele.
  • Privilegia o aprendizado em lugar de ressaltar o erro.
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2. A SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO,


  • prática específica da alfabetização, tem sido, com certa frequência, ignorada no processo pedagógico do ensino da leitura e escrita que se desenvolve hoje nas escolas. Com relação à sistematização para o domínio do código, pode-se afirmar que:

  • mesmo com as críticas aos métodos de uso da cartilha, jamais se ignorou o trabalho com letras, sílabas e famílias silábicas.
  • é necessário o desenvolvimento de atividades específicas que auxiliem as crianças a compreenderem as relações entre letra e fonema, percebendo a existência de relações permanentes.
  • a alfabetização deve ser assentada na repetição mecânica das famílias silábicas.
  • é possível realizar a alfabetização sem a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
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3. É FUNDAMENTAL, NA ALFABETIZAÇÃO,


  • desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:

  • folhetos informativos sobre saúde, meio ambiente e outros assuntos de interesse, verbetes de dicionário e de enciclopédia.
  • rótulos, avisos, listas, cartazes publicitários, receitas, manuais e bilhetes informais.
  • cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
  • cartas, correspondência comercial e notícias de imprensa.
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4. EM QUAIS DAS ALTERNATIVAS ABAIXO ENCONTRAMOS CARACTERÍSTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO TRADICIONAL?

  • Configura-se pelo uso da cartilha como sistematizadora dos procedimentos selecionados, com métodos orientados, basicamente, pelo princípio da síntese ou da análise para chegar à codificação/decodificação dos elementos da escrita.
  • Tem-se a concepção de que a criança está alfabetizada quando conhece conjuntos de famílias silábicas.
  • O texto é utilizado como um mero pretexto para a apresentação da palavra-chave, na tentativa de motivar a criança ao estudo.
  • O elemento norteador dos procedimentos alfabetizadores é o próprio texto oral e escrito. Enquanto unidade de sentido da língua, no interior do qual a palavra, a sílaba e a letra ganham seu contexto.
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5. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,

  • propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
  • valoriza o ensino da gramática e dos modelos pré-estabelecidos de redação.
  • incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
  • considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
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6. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM FORMAL.

  • Emprega-se com pessoas com quem temos certa familiaridade e intimidade.
  • Modalidade empregada na oralidade.
  • É aceita como legítima pela sociedade, está presente nos livros e permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
  • Utiliza-se diariamente em situações de pouca formalidade.
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7. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE EXPRESSA A CONCEPÇÃO DE TEXTO COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

  • O texto é pretexto para apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
  • O objeto de conhecimento do processo de alfabetização é a própria língua coloquial, que se apresenta como texto oral.
  • O elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.
  • O texto deve ter significado lúdico para a criança, mesmo que não configure o uso real da linguagem.
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8. UM DOS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS ABAIXO NÃO DEVE SER UTILIZADO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE DOMÍNIO DO CÓDIGO.


  • Assinale a alternativa que apresenta esse procedimento.

  • Escolher palavras no texto com bom teor referencial: a mais repetida, a que chamou a atenção dos alunos, a que faz parte do título do texto.
  • Decompor as palavras em sílabas e fazer a relação oralidade/escrita, escrita/oralidade com cada sílaba.
  • Apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.
  • Insistir na apresentação até perceber que os alunos já fazem uma leitura globalizada das palavras, fazendo a correspondência entre aquele grafismo e a expressão oral.
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9. SEGUNDO SOARES,


  • o letramento consiste não apenas em saber ler e escrever, mas também no cultivo das atividades de leitura e escrita que respondem às demandas sociais de exercício destas práticas. É correto afirmar que o letramento é:

  • dedicado em ensinar/aprender a ler e a escrever.
  • a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante um longo período chamado de Ensino Fundamental.
  • o resultado da ação de ensinar/aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
  • o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas próprias do aprendizado da leitura e da escrita estiveram vigentes.
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10. COM RELAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO, PODE-SE AFIRMAR QUE:


  • I. é o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas, próprias do aprendizado da leitura e da escrita, estiveram em vigência.
    II. é a condição de cidadania, uma vez que a escrita, na nossa sociedade, assume a relevante função de registrar e disponibilizar as informações necessárias ao esclarecimento e exercício de direitos sociais.
    III. é a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante o longo período chamado ensino tradicional.

    São corretas as afirmativas:

  • I e III.
  • I, II e III.
  • I e II.
  • II e III.

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