ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
1. QUANTO À FICHA DE AVALIAÇÃO, UTILIZADA PARA A AVALIAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, QUAL DAS ALTERNATIVAS ESTÁ INCORRETA?
- Permite uma visão detalhada do progresso de cada aluno e, ao mesmo tempo, da classe inteira.
- Os conteúdos relacionados na ficha não devem ser trabalhados e avaliados de forma sequencial.
- É necessário fazer anotações diárias sobre cada aluno, além de sempre observar o progresso realizado por ele.
- Privilegia o aprendizado em lugar de ressaltar o erro.
2. A SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO,
- prática específica da alfabetização, tem sido, com certa frequência, ignorada no processo pedagógico do ensino da leitura e escrita que se desenvolve hoje nas escolas. Com relação à sistematização para o domínio do código, pode-se afirmar que:
- mesmo com as críticas aos métodos de uso da cartilha, jamais se ignorou o trabalho com letras, sílabas e famílias silábicas.
- é necessário o desenvolvimento de atividades específicas que auxiliem as crianças a compreenderem as relações entre letra e fonema, percebendo a existência de relações permanentes.
- a alfabetização deve ser assentada na repetição mecânica das famílias silábicas.
- é possível realizar a alfabetização sem a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
3. É FUNDAMENTAL, NA ALFABETIZAÇÃO,
- desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:
- folhetos informativos sobre saúde, meio ambiente e outros assuntos de interesse, verbetes de dicionário e de enciclopédia.
- rótulos, avisos, listas, cartazes publicitários, receitas, manuais e bilhetes informais.
- cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
- cartas, correspondência comercial e notícias de imprensa.
4. EM QUAIS DAS ALTERNATIVAS ABAIXO ENCONTRAMOS CARACTERÍSTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO TRADICIONAL?
- Configura-se pelo uso da cartilha como sistematizadora dos procedimentos selecionados, com métodos orientados, basicamente, pelo princípio da síntese ou da análise para chegar à codificação/decodificação dos elementos da escrita.
- Tem-se a concepção de que a criança está alfabetizada quando conhece conjuntos de famílias silábicas.
- O texto é utilizado como um mero pretexto para a apresentação da palavra-chave, na tentativa de motivar a criança ao estudo.
- O elemento norteador dos procedimentos alfabetizadores é o próprio texto oral e escrito. Enquanto unidade de sentido da língua, no interior do qual a palavra, a sílaba e a letra ganham seu contexto.
5. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,
- propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
- valoriza o ensino da gramática e dos modelos pré-estabelecidos de redação.
- incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
- considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
6. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM FORMAL.
- Emprega-se com pessoas com quem temos certa familiaridade e intimidade.
- Modalidade empregada na oralidade.
- É aceita como legítima pela sociedade, está presente nos livros e permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
- Utiliza-se diariamente em situações de pouca formalidade.
7. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE EXPRESSA A CONCEPÇÃO DE TEXTO COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
- O texto é pretexto para apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
- O objeto de conhecimento do processo de alfabetização é a própria língua coloquial, que se apresenta como texto oral.
- O elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.
- O texto deve ter significado lúdico para a criança, mesmo que não configure o uso real da linguagem.
8. UM DOS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS ABAIXO NÃO DEVE SER UTILIZADO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE DOMÍNIO DO CÓDIGO.
- Assinale a alternativa que apresenta esse procedimento.
- Escolher palavras no texto com bom teor referencial: a mais repetida, a que chamou a atenção dos alunos, a que faz parte do título do texto.
- Decompor as palavras em sílabas e fazer a relação oralidade/escrita, escrita/oralidade com cada sílaba.
- Apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.
- Insistir na apresentação até perceber que os alunos já fazem uma leitura globalizada das palavras, fazendo a correspondência entre aquele grafismo e a expressão oral.
9. SEGUNDO SOARES,
- o letramento consiste não apenas em saber ler e escrever, mas também no cultivo das atividades de leitura e escrita que respondem às demandas sociais de exercício destas práticas. É correto afirmar que o letramento é:
- dedicado em ensinar/aprender a ler e a escrever.
- a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante um longo período chamado de Ensino Fundamental.
- o resultado da ação de ensinar/aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
- o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas próprias do aprendizado da leitura e da escrita estiveram vigentes.
10. COM RELAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO, PODE-SE AFIRMAR QUE:
- I. é o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas, próprias do aprendizado da leitura e da escrita, estiveram em vigência.
II. é a condição de cidadania, uma vez que a escrita, na nossa sociedade, assume a relevante função de registrar e disponibilizar as informações necessárias ao esclarecimento e exercício de direitos sociais.
III. é a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante o longo período chamado ensino tradicional.
São corretas as afirmativas:
- I e III.
- I, II e III.
- I e II.
- II e III.
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