1. OS MOVIMENTOS SOCIAIS BUSCAM SOLUCIONAR OS PROBLEMAS:
sociais.
sociais.
2. QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO DEFINE CORRETAMENTE O QUE É A ESCOLARIZAÇÃO?
Substituição da educação familiar pela educação na escola.
Substituição da educação familiar pela educação na escola.
3. O IDH É COMPOSTO POR INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS E SIGNIFICA:
Índice de Desenvolvimento Humano.
Índice de Desenvolvimento Humano.
4. EXISTE UMA DIFERENÇA ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E MANIFESTAÇÃO POPULAR
MOMENTÂNEA. BASEADO NESSA DIFERENCIAÇÃO, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
O principal fator que caracteriza um movimento social é a existência de uma
O principal fator que caracteriza um movimento social é a existência de uma
ideologia em comum que orienta a ação do grupo.
5. OS COLÉGIOS SURGIRAM NO SÉCULO XVII, A PARTIR DA IDEIA DE QUE A CRIANÇA
PRECISA ;SER FORMADA. NESSA ÉPOCA, OS COLÉGIOS ERAM:
uma instituição com uma hierarquia autoritária, submetida a um regime
uma instituição com uma hierarquia autoritária, submetida a um regime
disciplinar extremamente severo.
6. O MODELO EXPLICATIVO DE GILBERTO FREYRE PARA A FAMÍLIA BRASILEIRA APONTA QUE:
a família brasileira é patriarcal.
a família brasileira é patriarcal.
7. QUAL O NOME DA TEORIA PROPOSTA POR AUGUSTE COMTE, ENXERGANDO A SOCIEDADE COMO
PASSÍVEL DE SER CONTROLADA APENAS POR NORMAS, REGRAS E LEIS?
Positivismo.
Positivismo.
9. MARQUE A ALTERNATIVA QUE MELHOR REPRESENTA O PAPEL DA EDUCAÇÃO, E
CONSEQUENTEMENTE DO EDUCADOR, NA VISÃO DO SOCIÓLOGO MAX WEBER.
A educação reproduz as desigualdades da sociedade por meio de mecanismos de
A educação reproduz as desigualdades da sociedade por meio de mecanismos de
dominação.
10. UMA DAS FORMAS DE CONTROLE SOCIAL MAIS EFICAZES NA ATUALIDADE É OS MEIOS DE
COMUNICAÇÃO:
de massa, especialmente a mídia eletrônica.
de massa, especialmente a mídia eletrônica.
1. LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AO QUE SE PEDE.
· “O Brasil chega ao fim do século e do milênio confrontado com três grandes desafios: a inserção competitiva na economia globalizada, a erradicação das desigualdades sociais intoleráveis e a elevação dos níveis de participação democrática da população e de respeito aos direitos humanos.” (WAISELFISZ, Jacobo. Mapa da violência contra os jovens do Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 1998. p. 7)
grande participação dos atores envolvidos na discussão dos problemas da educação.
grande participação dos atores envolvidos na discussão dos problemas da educação.
2. A PARTIR DA EXPLICAÇÃO SOCIOLÓGICA DE TEMAS COMO A REPETÊNCIA E A EVASÃO ESCOLAR, É CORRETO AFIRMAR QUE ESSE PROBLEMAS:
· são vistos como uma condição de exclusão e exigem solução enquanto fenômenos sociais ligados ao subdesenvolvimento brasileiro.
3. SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, É CORRETO AFIRMAR QUE:
· o nível de escolaridade está intimamente ligado ao grau de desenvolvimento econômico.
4. EXISTE UMA DIFERENÇA ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E MANIFESTAÇÃO POPULAR MOMENTÂNEA. BASEADO NESSA DIFERENCIAÇÃO, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
· O principal fator que caracteriza um movimento social é a existência de uma ideologia em comum que orienta a ação do grupo.
5. PENSANDO NA EDUCAÇÃO COMO POSSÍVEL AGENTE PROMOTOR DE MUDANÇAS SOCIAIS, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
· A educação tem um grande poder de difundir novas visões, valores e atitudes que podem alterar radicalmente as instituições sociais.
6. QUANTO SE FALA DE INCLUSÃO NA ESCOLA, ACESSO À EDUCAÇÃO, PRECONCEITOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, A REFLEXÃO SOBRE OS PCNS GANHAM GRANDE IMPORTÂNCIA.
· O que são os PCNs? Parâmetros Curriculares Nacionais.
7. MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA, A PARTIR DA IDÉIA DE QUE A DIVERSIDADE CULTURAL É UM DOS TEMAS MAIS IMPORTANTES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
· A educação sempre terá como objetivo principal a anulação das diferenças entre as culturas.
8. O ESTADO É UMA INSTITUIÇÃO POLÍTICA MUITO ESTUDADA DENTRO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E CONSEQUENTEMENTE NA SOCIOLOGIA. Pensando nas definições de Estado para essa disciplina, marque a alternativa correta. Ao conceito de Estado ligam-se os conceitos de soberania e autonomia, necessários para a manutenção da ordem e a promoção do bem-estar social.
9. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO DEFINE A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL?
· Diversas posições hierarquizadas na sociedade.
10. SÃO TÍPICOS OS FATORES QUE DESENCADEIAM UMA MUDANÇA SOCIAL. SOBRE ESSES FATORES E SUA ANÁLISE, PODEMOS AFIRMAR QUE:
· as inovações tecnológicas também são importantes nesse processo, pois trazem outras formas de ver o mundo.
1. QUAL O FOCO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA? (D) Os fenômenos sociais.
9. UM DOS TEMAS MAIS TRABALHADOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E TAMBÉM PELA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO É A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. A carreira docente e os problemas a ela relacionados têm sido objeto de estudo dos sociólogos há algum tempo. Pode-se citar como algumas das questões relacionadas a esse assunto, exceto que: (A)
· a boa posição social que os professores ocupam em razão do prestígio que a atividade docente adquiriu nos últimos tempos.
1. QUAL O DIREITO FUNDAMENTAL DE TODO CIDADÃO QUE DEVE SER GARANTIDO PELO ESTADO, MAS QUE FOI E AINDA É NEGADO À MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA?
• Educação.
2. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO RETRATA TRÊS ELEMENTOS RELACIONADOS AO PAPEL DO PROFESSOR COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM?
• Diálogo, troca e interação.
• Educação.
2. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO RETRATA TRÊS ELEMENTOS RELACIONADOS AO PAPEL DO PROFESSOR COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM?
• Diálogo, troca e interação.
3. POR DIFERENÇAS DE GÊNERO É CORRETO ENTENDER A DIFERENCIAÇÃO ENTRE:
• homens e mulheres.
4. MARQUE A ALTERNATIVA QUE MELHOR DEFINE O CONCEITO DE MOVIMENTO SOCIAL.
• Podem ser vistos como uma ação social voltada para uma causa, quase sempre ligada a um objetivo de mudança.
8. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO REFERE-SE AO SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO FORMAL?
• Tem como espaço próprio a escola, sendo intencional e organizada.
9. UM CONTROLE SOCIAL NEGATIVO EXTERNO ORIGINA-SE:
• fora do indivíduo.
2. OS PROCESSOS DISSOCIATIVOS TENDEM A: (A) separar.
• Tem como espaço próprio a escola, sendo intencional e organizada.
9. UM CONTROLE SOCIAL NEGATIVO EXTERNO ORIGINA-SE:
• fora do indivíduo.
2. OS PROCESSOS DISSOCIATIVOS TENDEM A: (A) separar.
3. QUAIS SÃO OS DOIS CONCEITOS QUE SE LIGAM DIRETAMENTE AO CONCEITO DE ESTADO?(C)* Soberania e autonomia.
4. A CULTURA NÃO É ALGO QUE POSSA SER DADA COMO PRONTA: ELA É DINÂMICA E ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA. ASSIM, AS MUDANÇAS SOCIAIS: (A)* podem alterar a história de um grupo ou mesmo de toda humanidade.
7. A MOBILIDADE VERTICAL ASCENDENTE INDICA QUE O INDIVÍDUO: (C)* tende a uma subida na escala social.
8. QUAL O MOTIVO DE, NO BRASIL, A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PASSAR A FAZER PARTE DO CURRÍCULO DOS ENSINOS MÉDIO E SUPERIOR NA DÉCADA DE 1930? (A)* Busca por soluções para os problemas que estavam aparecendo na época.
9. QUAL PENSADOR ENFATIZAVA EM SEUS ESTUDOS A LUTA DE CLASSES E A DIVISÃO DO TRABALHO? (A)* Karl Marx.
10. QUAL A IMPLICAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA A POPULAÇÃO? (A)* Qualidade de vida.
________________________________________________________________________________
1. QUAL O DIREITO FUNDAMENTAL DE TODO CIDADÃO QUE DEVE SER GARANTIDO PELO ESTADO, MAS QUE FOI E AINDA É NEGADO À MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA? (C)
• Educação.
4. MARQUE A ALTERNATIVA QUE MELHOR DEFINE O CONCEITO DE MOVIMENTO SOCIAL. (B)
• Podem ser vistos como uma ação social voltada para uma causa, quase sempre ligada a um objetivo de mudança.
6. A PALAVRA CONFORMIDADE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA A QUÊ? (B)
• Regras e normas de conduta.
10. QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO DEFINE CORRETAMENTE O QUE É A ESCOLARIZAÇÃO? (D)
• Substituição da educação familiar pela educação na escola.
• Educação.
4. MARQUE A ALTERNATIVA QUE MELHOR DEFINE O CONCEITO DE MOVIMENTO SOCIAL. (B)
• Podem ser vistos como uma ação social voltada para uma causa, quase sempre ligada a um objetivo de mudança.
6. A PALAVRA CONFORMIDADE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA A QUÊ? (B)
• Regras e normas de conduta.
10. QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO DEFINE CORRETAMENTE O QUE É A ESCOLARIZAÇÃO? (D)
• Substituição da educação familiar pela educação na escola.
2. AS ATITUDES SEM QUALQUER FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA, COM BASE APENAS NA APARÊNCIA, NO COMPORTAM. OU NOS VALORES DE UM GRUPO SÃO ATITUDES: (B)
· preconceituosas.
4. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO REFERE-SE AO SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO FORMAL? (D). Tem como espaço próprio a escola, sendo intencional e organizada.
5. SER OU NÃO PROPRIETÁRIO DE DETERMINADOS BENS, exercer determinadas profissões e o nível de riqueza do indivíduo, entre outros, são fatores que estabelecem uma hierarquização e, conseqüentemente, uma estratificação na sociedade. Como a Sociologia da Educação trata dessas questões? (A)
· Considera-os como alguns dos mais importantes em seu corpo conceitual.
6. SÃO TÍPICOS OS FATORES QUE DESENCADEIAM UMA MUDANÇA SOCIAL. SOBRE ESSES FATORES E SUA ANÁLISE, PODEMOS AFIRMAR QUE: (A)
· acontecimentos históricos não interferem na mudança social, processo restrito a um grupo social.
8. TRABALHANDO OS CONCEITOS DE MOBILIDADE SOCIAL E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL DENTRO DE UMA SOCIEDADE, e como os indivíduos podem reagir dentro dessa estrutura, marque a resposta verdadeira. (D)
· A mobilidade vertical ascendente é aquela em que o indivíduo sobe na escala social.
1. PENSANDO NA EDUCAÇÃO COMO POSSÍVEL AGENTE PROMOTOR DE MUDANÇAS SOCIAIS, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. (A)
· A educação tem um grande poder de difundir novas visões, valores e atitudes que podem alterar radicalmente as instituições sociais.
2. A QUE SE DEVE A SITUAÇÃO DE PROFUNDAS DESIGUALDADES SOCIAIS QUE AINDA VIVEMOS HOJE? (B) Grande concentração de renda.
3. A SOCIEDADE, POR MEIO DE SEUS AGENTES SOCIALIZADORES, consegue pressionar seus membros no sentido de apresentarem o comportamento esperado, de acordo com os papéis que cada indivíduo desempenha na estrutura social. O conceito que embasa essa afirmação é o: (A) de controle social.
7. A PERDA DO PRESTÍGIO SOCIAL DA PROFISSÃO DE PROFESSOR, AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS, DEVE-SE PRINCIPALMENTE: (D). ao descaso do poder público com a educação.
8. MARQUE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE DE MANEIRA CORRETA O CONCEITO DE CULTURA. (D)
· Significado, compreensão e sentidos compartilhados
10. QUAL O MOTIVO DE, NO BRASIL, A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PASSAR A FAZER PARTE DO CURRÍCULO DOS ENSINOS MÉDIO E SUPERIOR NA DÉCADA DE 1930? (A)
· Busca por soluções para os problemas que estavam aparecendo na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário