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segunda-feira, 18 de outubro de 2010

fundamentos filosóficos da educação

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FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

1. COM BASE NA CONCEPÇÃO DE "MUNDO DAS IDÉIAS", DE PLATÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE:


  • I. os conceitos e idéias da filosofia são fruto da imaginação humana.
    II. as formas e modelos espirituais são cópias do mundo das idéias.
    III. os conceitos ou idéias que temos em nossa malha intelectiva são eternos e imutáveis.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  • A afirmativa III está correta.
  • As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • A afirmativa II está correta.
  • A afirmativa I está correta.

2. O EXISTENCIALISMO DE JEAN-PAUL SARTRE MOSTRA QUE, A PARTIR DAS PRÓPRIAS ESCOLHAS, O SER HUMANO PODER SER UM “EM-SI” OU UM “SER-PARA-SI”.


  • O “em-si” se caracteriza quando o:

  • ser humano é batizado e vive conforme sua consciência.
  • ser humano se acomoda em viver conforme o já estabelecido.
  • ser humano vive a partir da autonomia, com a coragem de escolher.
  • estudante se forma em um curso profissionalizante superior.

3. LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.


  • I. A Filosofia na Educação Infantil pode levar as crianças a terem uma visão de mundo coerente.
    II. A Filosofia pode permitir às crianças constituírem um pensamento mais complexo, sendo mais críticas no que se refere à realidade.
    III. A Filosofia pode ajudar as crianças no desenvolvimento de sua intelectualidade, o que favorece um entendimento da realidade social.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  • As afirmativas I e II estão corretas.
  • As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • As afirmativas II e III estão corretas.
  • As afirmativas I e III estão corretas.

4. TENDO COMO BASE AS IDÉIAS DE ARISTÓTELES, A ÉTICA DEVE:


  • enfatizar que a educação vem das ações do professor.
  • estabelecer que o educando deve obedecer aos professores.
  • preparar o indivíduo para relacionar-se com colegas.
  • estabelecer o princípio da ação virtuosa.

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