EDUCAÇÃO EU POSSO FAZER A DIFERENÇA !!!!
VISITANTES
SEJAM BEM VINDOS!!!
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO N2
Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final :
2
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
1. QUANTO À FICHA DE AVALIAÇÃO, UTILIZADA PARA A AVALIAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, QUAL DAS ALTERNATIVAS ESTÁ INCORRETA?
Permite uma visão detalhada do progresso de cada aluno e, ao mesmo tempo, da classe inteira.
Os conteúdos relacionados na ficha não devem ser trabalhados e avaliados de forma sequencial.
É necessário fazer anotações diárias sobre cada aluno, além de sempre observar o progresso realizado por ele.
Privilegia o aprendizado em lugar de ressaltar o erro.
2. A SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO,
prática específica da alfabetização, tem sido, com certa frequência, ignorada no processo pedagógico do ensino da leitura e escrita que se desenvolve hoje nas escolas. Com relação à sistematização para o domínio do código, pode-se afirmar que:
mesmo com as críticas aos métodos de uso da cartilha, jamais se ignorou o trabalho com letras, sílabas e famílias silábicas.
é necessário o desenvolvimento de atividades específicas que auxiliem as crianças a compreenderem as relações entre letra e fonema, percebendo a existência de relações permanentes.
a alfabetização deve ser assentada na repetição mecânica das famílias silábicas.
é possível realizar a alfabetização sem a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
3. É FUNDAMENTAL, NA ALFABETIZAÇÃO,
desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:
folhetos informativos sobre saúde, meio ambiente e outros assuntos de interesse, verbetes de dicionário e de enciclopédia.
rótulos, avisos, listas, cartazes publicitários, receitas, manuais e bilhetes informais.
cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
cartas, correspondência comercial e notícias de imprensa.
4. EM QUAIS DAS ALTERNATIVAS ABAIXO ENCONTRAMOS CARACTERÍSTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO TRADICIONAL?
Configura-se pelo uso da cartilha como sistematizadora dos procedimentos selecionados, com métodos orientados, basicamente, pelo princípio da síntese ou da análise para chegar à codificação/decodificação dos elementos da escrita.
Tem-se a concepção de que a criança está alfabetizada quando conhece conjuntos de famílias silábicas.
O texto é utilizado como um mero pretexto para a apresentação da palavra-chave, na tentativa de motivar a criança ao estudo.
O elemento norteador dos procedimentos alfabetizadores é o próprio texto oral e escrito. Enquanto unidade de sentido da língua, no interior do qual a palavra, a sílaba e a letra ganham seu contexto.
5. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,
propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
valoriza o ensino da gramática e dos modelos pré-estabelecidos de redação.
incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
6. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM FORMAL.
Emprega-se com pessoas com quem temos certa familiaridade e intimidade.
Modalidade empregada na oralidade.
É aceita como legítima pela sociedade, está presente nos livros e permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
Utiliza-se diariamente em situações de pouca formalidade.
7. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE EXPRESSA A CONCEPÇÃO DE TEXTO COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
O texto é pretexto para apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
O objeto de conhecimento do processo de alfabetização é a própria língua coloquial, que se apresenta como texto oral.
O elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.
O texto deve ter significado lúdico para a criança, mesmo que não configure o uso real da linguagem.
8. UM DOS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS ABAIXO NÃO DEVE SER UTILIZADO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE DOMÍNIO DO CÓDIGO.
Assinale a alternativa que apresenta esse procedimento.
Escolher palavras no texto com bom teor referencial: a mais repetida, a que chamou a atenção dos alunos, a que faz parte do título do texto.
Decompor as palavras em sílabas e fazer a relação oralidade/escrita, escrita/oralidade com cada sílaba.
Apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.
Insistir na apresentação até perceber que os alunos já fazem uma leitura globalizada das palavras, fazendo a correspondência entre aquele grafismo e a expressão oral.
9. SEGUNDO SOARES,
o letramento consiste não apenas em saber ler e escrever, mas também no cultivo das atividades de leitura e escrita que respondem às demandas sociais de exercício destas práticas. É correto afirmar que o letramento é:
dedicado em ensinar/aprender a ler e a escrever.
a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante um longo período chamado de Ensino Fundamental.
o resultado da ação de ensinar/aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas próprias do aprendizado da leitura e da escrita estiveram vigentes.
10. COM RELAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO, PODE-SE AFIRMAR QUE:
I. é o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas, próprias do aprendizado da leitura e da escrita, estiveram em vigência.
II. é a condição de cidadania, uma vez que a escrita, na nossa sociedade, assume a relevante função de registrar e disponibilizar as informações necessárias ao esclarecimento e exercício de direitos sociais.
III. é a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante o longo período chamado ensino tradicional.
São corretas as afirmativas:
I e III.
I, II e III.
I e II.
II e III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário